Friday, December 18, 2015

Top 5: "Confissões" da Paula Pimenta


 Olá leitores, este é o top 5 de poemas favoritos do livro “Confissões” da Paula Pimenta que eu mais gostei ao longo da leitura.

1 - “Dúvida” (página 30):
Que não me esqueceu
Eu tenho certeza.
O que eu gostaria de saber
É se minha lembrança causa saudade
Ou tristeza.
Se deixa um sorriso nos lábios
Ou provoca aspereza.
Se o que ficou você apagou
Ou guardou com firmeza.
Se nunca mais vai voltar
Ou se vai aparecer na minha frente...
De surpresa.

2 - “Apagão” (página 43):
Todas as luzes foram a pagadas
Já não tem mais o olhar,
O esperar, o cantar, o que falar.
Acabou o dia marcado,
Tão esperado...
Desligaram a razão da minha angústia,
Escureceram o motivo da minha distração,
Anoiteceram o meu sorriso.
Enquanto o inverno não passa,
Aguardo na escuridão,
Acendendo velas,
Iluminando a lembrança, clareando a saudade.
Na espera de que a primavera
Traga ao menos uma luz...
Que me faça abrir novamente as janelas.

3 - “Depois” (página 50):
Antes, o cinza da chuva
Depois, a lua iluminou
Em meio a confusão
Você chegou
Pela madrugada
Música, frozen, magia
Eu contei, você olhou
Antes de dizer
Antes do dançar
Antes da lembrança
Depois do sorriso que ficou

4 - “Poesia de presente” (página 68):
Sonhei tão alto esta noite
Que quando olhei lá de cima
Tive medo de descer
Na verdade eu não queria
A rua estava vazia
Até você aparecer
Toda noite agora a lua
É meu sorriso que flutua
E escapa sempre ao te ver
Mas ao acordar, já era dia
E do sonho fiz poesia
De presente pra você

5 - “Lua” (página 74):
Lua nova, lua crescente
Lua cheia de presente
Que fala, que chora, que sente
Que dói quando fica ausente
Lua minguante, lua poente
Lua sempre sorridente
Que vive, que chora, que sente
Que faz tudo intensamente
Lua linda transparente
Lua tão inconsequente
Lua minha, lua urgente
Lua que eu quero pra sempre.

Espero que tenham gostado, como adoro os livro da Paula, precisava fazer esse top 5. Bjs e até a próxima !!!

No comments:

Post a Comment